top of page

O que é uma animação Stop Motion?


O vídeo acima é um dos trabalhos que a Debiasi Fotografia fez em Stop Motion para um cliente.


Mas o que é Stop Motion

Stop Motion, é uma técnica para simular uma animação ou movimento através de uma sequência de fotos. Em geral a animação se dá através de uma sequência de fotos com pequenas variações entre uma e outra. O mais comum é deixar a câmera estática e fazer pequenos movimentos do objeto na cena para dar a ideia suave de movimento.


Porque o Stop Motion se parece tanto com um vídeo?

A ideia do movimento se dá através de uma ilusão de ótica num fenômeno conhecido como Persistência Retiniana, quando um objeto visto pelo olho humano persiste na retina por uma fracção de segundo após a sua percepção. Assim, imagens projetadas a um ritmo superior a 16 por segundo, associam-se na retina sem interrupção, dando a ideia de movimento.


Quando surgiu o Stop Motion?

O stop motion começou com o ilusionista e mágico George Mélies que gravou um stop motion sem querer enquanto gravava um filme e passou a utilizar a técnica. Posteriormente, ele gravou o famoso filme Viagem à Lua, em 1902, que conta sobre humanos desembarcando no satélite.


Onde se usa o Stop Motion?

Esta técnica foi utilizada na saga Star Wars, do diretor estadunidense George Lucas e revolucionou o cinema com suas habilidades de efeitos especiais usando o Stop Motion.


Outro que chamou (e ainda chama) atenção para o uso desta técnica é o também estadunidense Tim Burton. Em 1982, Burton criou Vincent, um curta-metragem de terror para crianças todo em Stop Motion. Em 2005 o diretor repete a dose, agora em um longa, com A Noiva Cadáver.


O aclamado filme A Fuga das Galinhas (Grã Bretanha, 2000), dirigido por Nick Park e Peter Lord e O Estranho Mundo de Jack (EUA, 1993) de Henry Selick também são bons exemplos de sucesso desta técnica.


Como fazer um Stop Motion?

Após a criação do roteiro, a produção precisa tirar as fotos. Para cada quadro de cena é realizado um pequeno movimento e fotografado. Depois, as imagens são montadas numa sequência de modo a dar a ideia de movimento. No caso das animações, após este processo, entram as falas e efeitos sonoros e assim um stop motion é criado.

10 visualizações0 comentário
bottom of page